Você sabia que o dia 15 de julho é o dia do homem?

Poucos sabem, mas no dia 15 de julho é comemorado, no Brasil, o dia do Homem. Internacionalmente, a homenagem é realizada no dia 19 de novembro. O objetivo da comemoração, tanto aqui no Brasil como nas nações ao redor do mundo, é chamar a atenção para problemas de saúde específicos do mundo masculino.

De acordo com a ONU, as comemorações também tem o papel de melhorar a relação de igualdade entre gêneros, além de dar destaque aos papeis positivos empenhados pelos homens. Mesmo com todos os problemas, principalmente relacionados ao machismo [que não é praticado somente por homens], a classe masculina tem se esforçado para participar do dia a dia da família, ajudar nas tarefas de casa e está se preocupando cada vez mais com a aparência.

No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem.

Thomaz Albano

Thomaz Albano é estudante de Jornalismo e membro fundador do Roteiro Alternativo. Aqui no RA atua como repórter, editor e integra a diretoria executiva.