Veja nossas dicas para economizar no feriadão

O ano de 2017 veio com muitos feriados prolongados tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Mas, diante da crise econômica, para você conseguir aproveitar ao máximo, seja viajando ou não, é preciso um bom planejamento.

O educador financeiro diretor da Unidade DSOP Belo Horizonte, Sandro Borges, afirma:

“Como são muitos feriados prolongados neste ano, as pessoas devem fazer um diagnóstico financeiro para saber quanto de dinheiro dispõem para curtir sem se endividar. O planejamento é a palavra de ordem.”

Para isso listamos algumas dicas para você não passar aperto na hora do descanso:

Conheça a sua situação atual

Antes de começar a orçar uma viagem, é preciso fazer um diagnóstico de suas finanças para saber quais gastos pode ter antes, durante e depois da viagem. Isso vai te ajudar a não  comprometer o orçamento dos meses seguintes, além de não ser pego de surpresa durante o feriado.

Coloque no papel o que deseja

Feito o diagnóstico de finanças, agora é hora de listar os locais que pretende visitar e os passeios a fazer. Não se esqueça de sempre fazer pesquisas de preços, pacotes e condições de pagamento.

Evite se endividar

Sempre que possível procure negociar e pagar os valores à vista, para que a volta da viagem seja repleta de boas lembranças e não de faturas para pagar. Se não tiver jeito, parcele de modo que você consiga pagar nos meses seguintes.


Veja também: aventura em BH


Avalie com cautela

Nunca dê um passo maior do que a perna. Se a condição não estiver muito favorável procure alternativas como destinos que não vão pesar tanto na gasolina, destinos com passagens áreas mais baratas ou até mesmo destinos onde você tenha conhecidos que podem te hospedar e diminuir os gastos da viagem.

Tenha uma reserva financeira

Mesmo se preparando com antecedência, ninguém esta livre de imprevistos, sejam eles positivos ou negativos.  Portanto,  lembre-se de guardar um dinheirinho para sua segurança.

Aproveite a sua cidade

Caso você opte por não viajar e ficar em sua cidade, conheça as possibilidades de diversão que sejam baratas ou ate mesmo gratuitas. Visitar pontos turísticos, parques e museus, além de descansar em casa, ouvindo música e assistir filmes,  são excelentes alternativas para aproveitar o feriado prolongado sem comprometer as finanças;

Faça um planejamento

Por ultimo e não menos importante, nunca deixe para ultima hora. Já planeje o próximo feriado com antecedência para que você consiga fazer aquilo que realmente deseja.

Hannah Mendonça

É estudante de Publicidade e Propaganda. É responsável pela filmagem e auxilia na área de criação artística.