Turnê inédita dos Tribalistas passará por BH em setembro

Após o retorno de um dos trios musicais mais queridos do Brasil, em 2017, os fãs belo já podem comemorar e escandalizar. Finalmente os Tribalistas colocarão a escola pra desfilar por todo o país, como diz a música. Anunciada ao final de 2017, a primeira turnê do grupo composto por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown percorrerá nove capitais, durante os meses de julho a setembro deste ano. Belo Horizonte será a última a receber o trio.

Álbum Tribalistas, 2002.

Formado a partir da união de três conceituados músicos, o grupo musical de MPB surgiu em 2002, quando Marisa Monte foi convidada a participar da gravação de um disco de Arnaldo Antunes, que estava sendo produzido por Brown. A sintonia entre os artistas floresceu logo na primeira semana de gravação, na qual algumas músicas do trio já começaram a ser produzidas antes mesmo da efetivação da parceria.

A intenção, desde o princípio, era se divertir compondo e produzindo canções. Para eles, Tribalistas não era um projeto e, sim, um sonho, um desejo especial de cada um. Com a união das habilidades individuais, o trio lançou, em 2002, o seu primeiro álbum, de nome Tribalistas. Todo o material foi gravado em apenas 13 dias, um dia destinado para cada uma das 13 músicas do disco.

Álbum Tribalistas, 2017.

O projeto, que reproduz momentos da intimidade do trio durante as gravações, venceu o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro do Grammy Latino. Este reconhecimento foi responsável por possibilitar uma das três únicas apresentações do grupo, nos Estados Unidos, em 2003. As outras duas aconteceram no DVD “Ao Vivo no Estúdio”, de Arnaldo Antunes, e no “Sarau do Brown”.

Após um hiato de quase 15 anos, o grupo lançou, em 2017, um novo álbum com o mesmo nome do primeiro. Na ocasião, dez novas músicas foram disponibilizadas em todas as plataformas digitais para o público. Segundo o serviço de streaming do aplicativo musical Spotify, as quatro principais canções – Diáspora, A Aliança, Um Só e Fora da Memória – obtiveram o maior engajamento mensal na categoria MPB desde que a plataforma chegou ao Brasil, em 2014.

O sucesso dos singles foi tão grande que, em março deste ano, Marisa, Arnaldo e Brown anunciaram, oficialmente, a Tribalistas Tour 2018, a primeira digressão do trio desde 2002. A capital mineira receberá a turnê no dia 7 de setembro. O palco do show será instalado na Esplanada do Mineirão e a venda de ingressos está disponível pela plataforma Eventim.