Regras e curiosidades sobre o MMA, esporte de origem brasileira

Foto: Alexandre Loureiro/ Inovafoto/UFC

O MMA é um esporte que consiste em um mix de artes marciais, por isso os praticantes não precisam seguir necessariamente um estilo específico de luta, possibilitando a utilização de qualquer golpe, de qualquer arte marcial, como boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, muay thai, entre outras.

A origem desse esporte é brasileira. Seu início se deu na década de 30, quando o jiu-jitsu, tentava se estabelecer no país como uma arte marcial eficiente. Nesse contexto, eram promovidos confrontos entre lutadores de outras artes marciais contra especialistas em jiu-jitsu. Diferentemente das lutas que são observadas atualmente, nessa época não havia regras delimitando os confrontos, o que colocava em risco a vida dos lutadores.

O esporte funciona utilizando a mesma regra de pontos que o boxe: o lutador que vence o round recebe 10 pontos; o perdedor, 9. Caso a diferença entre os lutadores seja muito grande, as regras unificadas do MMA preveem que o perdedor receba 8 ou até mesmo 7 pontos. Caso haja empate, há a possibilidade de 10 pontos para os dois atletas. Os lutadores são sempre avaliados por três juízes.

Pode acontecer de um atleta ganhar o combate por decisão dividida: quando dois jurados apontam um vencedor e o terceiro árbitro avalia que o adversário vence, o embate e decisão majoritária: quando dois jurados dão a vitória para um lutador e o terceiro julgador avalia a luta como empate.

As lutas têm duração de cinco minutos por round e um minuto de intervalo entre cada round. As lutas principais da noite e as defesas de cinturão, têm cinco rounds. Os confrontos só terminam antes do tempo regulamentar se ocorrer um nocaute, nocaute técnico e finalização ou desistência verbal ou manual de um dos lutadores. Se o duelo for até o fim, o vencedor é escolhido pelos pontos atribuídos pelo três juízes.

Curiosidade RA:

  • A primeira organização de um torneio de MMA ocorreu nos Estados Unidos. Trata-se do UFC – Ultimate Fight Championship, que se iniciou no ano de 1993
  • O primeiro lutador de MMA americano foi o vigésimo sexto presidente, Theodore Roosevelt, ele era boxeador, wrestler e ainda foi o primeiro americano a receber uma faixa marrom de judô
  • O nocaute mais rápido do UFC foi de Todd Duffe sobre Tim Hague aos 7 segundos.
  • O atleta com mais vitórias no UFC é George Saint Pierre, com 18 combates vencidos.
  • O lutador com o maior número de defesas de cinturão no UFC é Anderson Silva, com 10 defesas de cinturão

Chiara Ribeiro

É estudante de Jornalismo. Atua no Roteiro Alternativo como cooperado de mídias sociais e repórter.