Parque das Mangabeiras volta a abrir e receberá alunos de escolas da rede pública

A Fundação de Parques Municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou nessa terça-feira, dia 16, a reabertura gradual e planejada do Parque das Mangabeiras, localizado na região centro-sul da cidade.

O local, fechado em fevereiro em atendimento à nota técnica 006/2017 da Secretaria Municipal de Saúde em função dos trabalhos de prevenção da febre amarela, vai receber as escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de reforçar as ações da Escola Integrada.

A primeira escola a visitar o Parque será a Senador Levindo Coelho, vizinha ao local. “Nossa intenção é reforçar a importância do cuidado, da preservação e da conservação daquilo que é público, ou seja, que é de todos, e especialmente despertar a consciência para a necessidade de uma convivência harmoniosa e segura entre a população e os animais silvestres, que será o tema principal dessas ações de educação ambiental que vamos conduzir no Parque até a completa reabertura do local”, explica Sérgio Augusto Domingues.


Veja também – Projeto visa desenvolver pequenos negócios do setor turístico em BH


Desde o fechamento, a FPM vem construindo um relatório completo do Parque, que permitiu a definição das ações e intervenções necessárias para o bom funcionamento da unidade. Entre algumas delas, estão os serviços de manutenção como roçadas, capinas e jardinagem, reparos em cerca de 20 banheiros e também a pintura e pequenas intervenções de manutenção no espaço do Mirante do Parque, todas já em execução. Estão também previstas outras medidas, que demandam projetos e orçamentos mais detalhados, como a reforma da praça de esportes, desassoreamento dos cursos d’água, adequação das trilhas ecológicas e melhoria da sinalização interna do Parque.

A FPM informa que a reabertura do parque será gradativa e atenderá a um cronograma de visitação voltado inicialmente para o atendimento aos estudantes. A visitação ao público em geral deverá ser permitida somente em junho, conforme divulgação anterior da FPM, já que algumas áreas permanecem em manutenção.

Parte interna do parque. Foto: FPM

 

Thomaz Albano

Thomaz Albano é estudante de Jornalismo e membro fundador do Roteiro Alternativo. Aqui no RA atua como repórter, editor e integra a diretoria executiva.