Parada Do Orgulho LGBT de BH tem data marcada, enquanto Minas sobe no ranking de mortes por homofobia

Foto: Reprodução Facebook

No dia 08 de julho, ás 11hr, na Praça da Estação, a capital mineira recebe a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBT de BH. O tema deste ano será: ”Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT”. De acordo com a página oficial do evento no facebook, ocorrerá um ato político, além de shows e apresentações de artistas belorizontinos.

A parada acontece em meio a um cenário preocupante na sociedade. Os dados do relatório anual do Grupo Gay da Bahia (GGB), apresentados no início deste ano, mostram que Minas ocupa a segunda posição no ranking de mortes por homotransfobia. Em 2017, foram 43 vítimas. São Paulo lidera o ranking, com 59 vítimas. Em seguida, os estados que notificaram o maior número de casos foram Bahia (35) e Ceará (30).

Entre 2016 e 2017, a pesquisa também mostrou um aumento de 105% destes crimes no estado. A maioria das vítimas tinha entre 18 e 25 anos de idade (32,9%). Outros 41,2% tinham idades entre 26 e 40 anos e 5,7%, menores de 18 anos. A Parada LGBT de 2018, pretende ”mostrar que a democracia é a única forma de se reverter o perigoso quadro político e social que vivemos.”

Foto: Página Oficial da Parada do Orgulho LGBT de BH no Facebook.