Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal: orientação gratuita para declaração do IR

O período para a declaração o Imposto de Renda (IR) 2018 é até 30 de abril. O NAF é uma ação integrada e gratuita que auxiliam a população de baixa renda na declaração de IR. E, neste sábado, 14 de abril, acontecerá mais um evento do NAF, na Praça da Iria Diniz, em Contagem.

O Imposto de Renda é um tributo obrigatório para todo cidadão que recebeu rendimentos acima de R$ 28.559,70 mil reais no ano de 2017. O processo é feito pela internet e é necessário lançar diversos documentos. O IR desse ano começou a ser recolhido no dia primeiro de março. Para este ano, são esperadas 28,8 milhões prestações de contas de contribuintes.

O processo de declaração pode ser feito através do programa gerador do site da Receita Federal ou através de aplicativos em tablets e smartphones. O procedimento é muito burocrático devido ao grande número de informações necessárias e muitos cidadãos sofrem durante o processo e recorrem a contadores. Porém, o serviço as vezes é muito caro e acaba pesando no bolso. Foi pensando nisso que a Refeita Federal criou o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

NAF

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é uma parceria da Receita Federal do Brasil, da Escola de Administração Fazendária (ESAF) e das Instituições de Ensino Superior. Ele surgiu em 2011 através de uma monografia feita pelo auditor-fiscal Clóvis Belbute Peres, da Decima Região Fiscal, no Rio Grande do Sul.

Os núcleos têm como propósito orientar pessoas físicas de baixa renda, micro e pequenas empresas, além de agir como centro de geração de conhecimento fiscal e funcionam dentro das universidades.

Áurea Nazaré de Mendonça, chefe da Divisão de Interação com o Cidadão (Divic) e coordenadora do NAF na Sexta Região Fiscal, explica que “a ideia principal é que o contribuinte de baixa renda pudesse contar com a assistência gratuita de universitários em questões tributarias e fiscais. Além disso, também oferece suporte técnico ao microempreendedor individual e às entidades sem fins lucrativos”.

O projeto do NAF é um sucesso, contando com cerca de 300 núcleos espalhados pelo Brasil sendo que 37 núcleos em atividades são da Sexta Região Fiscal, em Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, sete instituições fornecem esse serviço, entre elas, a Faculdade Izabela Hendrix, o Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, o Centro Universitário Una Linha Verde, o Centro Universitário Unihorizontes, a Faculdade Senac Contagem, as Faculdades Pitágoras Afonso Pena e Barreiro, as Faculdades Una de Betim e Contagem e a Puc Minas (Barreiro, Coração Eucarístico e Contagem).

Segundo a professora Cleuza Antunes, do curso de ciências contábeis, da Faculdade Pitágoras: “Vejo o NAF, como uma grande oportunidade de aprendizado acadêmico, gerando conhecimento a respeito das obrigações tributárias. Os alunos realizam os cursos ofertados pelo Cuboz e também recebem o apoio dos professores para realizarem os atendimentos na Faculda Pitágoras. Com certeza é um projeto que atende as expectativas dos professores, dos alunos, da Receita Federal e da comunidade que pode contar com esse atendimento.”.

A orientação é feita pelos alunos dos cursos de ciências contábeis e de comércio exterior e ajuda na qualificação desses futuros profissionais. “Consigo colocar em prática todo conhecimento adquirido no decorrer do curso de ciências contábeis. O projeto é muito importante pois, com o auxílio dos professores podemos, literalmente, sentirmos integrados ao nosso mercado de trabalho, além de poder ajudar quem necessita desse tipo de ajuda” disse a estudante, Franciele Letícia Vieira Barral de 19 anos, do curso de ciências contábeis da Faculdade Pitágoras.

A Receita Federal em Minas Gerais junto com a ESAF e as Instituições de Ensino Superior promovem eventos que trazem o NAF para próximo da população. Em março aconteceu o primeiro “NAF na Praça”, em Belo Horizonte, em abril o “NAF no Shopping”, na cidade de Varginha.

Serviço

Sobre o próximo evento do NAF:

Data: 14 de abril

Horário: 9 horas da manhã às 13 horas

Local: Praça da Iria Diniz, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

  • Com colaboração de Luís Gustavo Gurgel

Chiara Ribeiro

É estudante de Jornalismo. Atua no Roteiro Alternativo como cooperado de mídias sociais e repórter.