Não perca: Mostra de Diretoras Negra no Cinema Brasileiro chega à BH

Chega à Belo Horizonte a “Mostra de Diretoras Negras no Cinema” com mais de 40 filmes entre curtas, médias e longa-metragens dirigidos por mulheres. O evento teve início dia 15 de maio e fica em cartaz até dia 27 de maio, no Sesc Palladium.

A mostra é um grande incentivo para as produções cinematográficas de diretoras negras, tendo em vista que em 2016 não houve lançamento de nenhum longa-metragem brasileiro dirigido ou roteirizado por mulheres negras. Os dados são de um levantamento realizado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), com base em 142 filmes que foram lançados comercialmente em salas de exibição. De acordo com a pesquisa, desses lançamentos 75,4% foram dirigidos por homens brancos, 19,7% por mulheres brancas e 2,1% dirigidos por homens negros. O balanço de 2017 será anunciado em junho pelo Observatório do Cinema e Audiovisual (OCA).

A capital mineira é a terceira cidade a receber o evento que teve início em Brasília e já passou pelo Rio de Janeiro. Com a curadoria de Kênia Freitas e Paulo Ricardo de Almeida, o projeto faz uma retrospectiva de diretoras notáveis do cinema negro brasileiro, incluindo pioneiras como Adélia Sampaio e Danddara.

No dia 24 haverá debate com Juliana Vicente e Tatiana Carvalho, às 19h. O ingressos são gratuitos e são disponibilizadas para o público 30 minutos antes das sessões. A programação completa está disponível aqui. 

Local da Mostra Diretoras Negras no Cinema: Sesc Palladium – Av. Augusto de Lima, 420