Ministros do STF já atuaram como professores; Alguns conciliam funções

Foto – Portal vermelho

Pelo menos nove dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já exerceram atividades acadêmicas em Universidades. Alguns, mesmo após a nomeação para o Supremo, continuam dando aulas, para tanto, eles tem que conciliar os compromissos do STF com as atividades em sala de aula.

O Ministro Ricardo Lewandowski, por exemplo, é Professor Titular do Departamento de Direito do Estado da USP. Também na USP leciona o Ministro Alexandre de Morais. O Ministro Luiz Roberto Barroso é Professor da Faculdade de Direito da UERJ, mesma instituição em que leciona o Ministro Luiz Fux. Já o Ministro Gilmar Mendes é sócio-fundador e Professor no Instituto Brasiliense de Direito Público.

De acordo com dados apresentados no site do STF, os Ministros Celso de Mello, Rosa Weber e Edson Fachin também já atuaram como professores Universitários, mas abandonaram a docência após a nomeação para o Supremo, assim como a atual presidente do STF, Ministra Carmen Lúcia, que já exerceu atividades acadêmicas junto à PUC Minas e pretende voltar às salas de aula em 2018.

Segundo Carmen Lúcia, sua volta às salas de aula da PUC vem em um momento muito difícil de sua vida e que, nesta ocasião, somente a vida acadêmica pode preencher um vazio existente em sua vida. O pai da Ministra faleceu no dia 09 de fevereiro deste ano.

Em relação à vida acadêmica e seus impactos na carreira de juíza, a ministra afirmou que “o próprio contato na faculdade de Direito faz com que você se mantenha aberto permanentemente às novas questões, aos novos temas e a outros ramos do Direito, o que só beneficia um juiz, evidentemente”, disse em entrevista à nossa equipe. Um pouco antes da entrevista, a Ministra havia lecionado aula inaugural do Curso de Direito da PUC Minas, no Coração Eucarístico. Entre outros temas, foi abordada na aula a demora do poder judiciário na tramitação dos processos.

Veja a entrevista:

 

 

 

 

 

Thomaz Albano

Thomaz Albano é estudante de Jornalismo e membro fundador do Roteiro Alternativo. Aqui no RA atua como repórter, editor e integra a diretoria executiva.