Minas Gerais é considerada potência no hóquei brasileiro

(Foto: Blog Torcedores.com)

Conhecido basicamente por ser uma disputa no gelo, o “Hockey” (ou no abrasileirado Hóquei) foi sendo adaptado ao longo do tempo de acordo com os locais onde eram praticados. No Brasil o esporte é também praticado no estilo Hóquei de Linha (jogado em pavilhão com patins em linha), uma das modalidades do jogo, e tem como seu maior representante no país o estado de Minas Gerais.

A entidade reguladora no estado é a Federação Mineira de Hóquei (FMH), que tem como finalidade “estabelecer o hóquei em linha como um esporte estruturado e disseminado em diversos polos e categorias, organizando competições e promovendo intercâmbios com outros estados para elevar o nível dos atletas sempre ao nível da elite do esporte nacional.”

Regras do Hóquei de Linha

A partida tem dois períodos que variam de 15 a 25 minutos efetivos, dependendo da faixa etária dos participantes. Ela é disputada entre duas equipes de até 10 atletas, desses, 5 serão obrigatórios. como formação inicial mínima: 3 jogadores e 2 goleiros, os 5 restantes podem ser jogadores ou goleiros. No decorrer da partida, apenas 4 jogadores e 1 goleiro podem ficar na quadra, sendo expulsos atletas extras. O número de substituições é livre, sem nenhuma paralização, exceto para a substituição do goleiro.

Os equipamentos utilizados são: o patins de 4 rodas, o stick (taco), caneleiras, joelheiras e cotoveleiras, luvas e capacetes. Diferente do que acontece no Hóquei sobre gelo, no Hóquei sobre Patins, todo contato físico intencional entre adversários são penalidades. Faltas em atacantes que acontecerem dentro da área do goleiro dos defensores, serão penalidades máximas (pênaltis), na qual o jogador executa um chute livre ao gol. Durante sua execução, os demais jogadores deverão estar na área do goleiro oposta, de modo a permitir liberdade ao batedor.

Os cartões aplicados durante o jogo são:

Cartão azul: quando ocorre uma falta mais ríspida, é mostrado o cartão azul. O jogador é suspenso do jogo por um período de 2 minutos. A equipe continua jogando com um jogador a menos e se o time sofrer gol nesse período, a penalidade acaba.

Cartão Vermelho: em caso de falta muito grave ou agressão ou também pode ser aplicado após o acúmulo de 3 cartões azuis. O jogador será expulso do jogo e a equipe continuará jogando com um jogador a menos durante 4 minutos.

América x Eldorado Vipers (Foto: Prefeitura de Contagem divulgação)

Curiosidades RA:

  • O “Ice Hockey”(ou Hóquei no Gelo) surgiu no Canadá por volta de 1850, sendo uma vertente do hóquei de grama, que faz algumas referências aos povos persas, mas se popularizou nas colônias britânicas, sendo assim seu surgimento foi reconhecido como sendo de lá.
  • Em 1961, um canadense chamado André Lawrence veio para o Brasil e através dele, as regras do hóquei de linha foram difundidas por aqui;
  • O município de Contagem é representado nacionalmente no esporte pelas equipes “Contagem Flames” e “Eldorado Vipers”;
  • O principal centro de treinamento das equipes de Contagem fica no Ginásio Califórnia, no bairro Jardim Califórnia, Contagem. É considerada a única quadra pública de hóquei no Brasil composta de todas as medidas e marcações oficiais.
  • Em 2013, o Estado de Minas Gerais foi destaque com os atletas Flávio Dinis da equipe “Eldorado Vipers”, Luíz Koene e Wellington Silva da equipe “ América MG(categoria elite)”, todos convocados para a seleção Brasileira Adulto que disputou o campeonato mundial na Califórnia nos Estados Unidos.