Mais de 200 filmes estão sendo exibidos gratuitamente no CCBB

 

Foto: Divulgação Índios Zoró – antes, agora e depois

Prosseguindo com a missão de levar o cinema independente brasileiro cada vez mais longe, com patrocínio do Banco do Brasil, a Mostra do Filme Livre chega à sua 16ª edição ampliando cada vez mais suas fronteiras. Considerado hoje o maior evento de cinema independente do Brasil, a MFL acontece entre 17 de maio a 05 de junho no CCBB Belo Horizonte com a exibição de mais de 200 filmes de todos os formatos, gêneros e durações, o que torna o evento uma das únicas possibilidades de apreciar o crescente panorama da consistente produção nacional.


Veja também – Criolo fará show no Parque Municipal de Belo Horizonte


A abertura da MFL 2017 na capital mineira foi no dia 17 de maio, com a exibição do curta Pré-História da Desordem e do média Já Visto, Jamais Visto (foto abaixo), de Andrea Tonacci, homenageado na MFL 2016 no Rio de Janeiro e um dos grandes nomes do cinema livre brasileiro.

Foto: divulgação Já Visto, Jamais Visto, de Andrea Tonacci_Especial Tonacci_Abertura

Nascida no CCBB Rio há 16 anos, e pelo terceiro ano consecutivo em BH, este ano a Mostra do Filme Livre conta com 35 longas e homenagens aos realizadores Paula Gaitán e Luiz Paulino dos Santos, que estarão presentes nos CCBBs. Debates, Cabines Livres e o curso de cinema Quadrado Negro, baseado na obra de Kasimir Malevitch e ministrado pela cineasta Paula Gaitán, também fazem parte da programação.

Acessibilidade

A MFL 2017 conta, ainda, com uma sessão especial para cegos – há alguns anos realiza sessões para pessoas com algum tipo de deficiência. Em 2015 foi produzida a sessão para deficientes auditivos, em 2016 para crianças autistas e este ano, pela primeira vez, a mostra fará uma sessão para cegos, com os filmes sendo passados com audiodescrição.

 

Curso de cinema em BH

Todos os anos, a MFL colabora com a formação de novos realizadores. Em 2017, em Belo Horizonte, a cineasta homenageada  PAULA GAITÁN, dará o curso “Quadrado Negro”, baseado na obra de Kasimir Malevitch.

SERVIÇO

16ª Mostra do Filme Livre em BH – MFL 2017

Local: Teatro II (100 lugares) e Galeria I (25 lugares)
Datas: 17 de maio a 05 de junho de 2017
Horários: consultar programação
Ingressos: entrada franca
Classificação: consultar programação por sessão
Programação completa da MFL 2017

Thomaz Albano

Thomaz Albano é estudante de Jornalismo e membro fundador do Roteiro Alternativo. Aqui no RA atua como repórter, editor e integra a diretoria executiva.