Livro reúne fotos censuradas pelo Instagram

Pics or it didn’t happen: images banned from Instagram (Se você não fotografou, não aconteceu: imagens banidas do Instagram) é o nome do livro que duas artistas visuais decidiram lançar com fotos censuradas pelo Instagram. 

A sueca Arvida Byström e a porto-riquenha Molly Soda começaram a reunir imagens vetadas pela plataforma através de uma convocação nas redes sociais. As artistas contam ao site da BBC, que não ficaram surpresas ao receberem tantas fotos de corpos femininos.

Os corpos femininos são mais sexualizados e mais propensos a serem censurados”, comenta Arvida.

Segundo o  termo de uso do Instagram,“Você não pode publicar fotos ou outros tipos de conteúdo que sugiram violência, nudez, nudez parcial, discriminação, atos ilegais, transgressões, ódio, pornografia ou sexo por meio do serviço”. Mas o copilado de fotos, prova que a censura é seletiva e tendenciosa. Para Molly, isso é um retrato de como a sociedade enxerga e se comporta diante dos corpos e das pessoas.

O livro é um manifesto aos termos que têm gerado tanta tensão, debate e discussão por afetarem artistas criativos do meio digital.  “Desafiando os limites das normas das redes e convenções sociais “, afirma o texto do prefácio. As fotos reúnem variedades de temas que vão além do feminismo. Abordam também reivindicações de transexuais e negros.

Reprodução: BBC

A BBC entrou em contato com a equipe do Instagram que não quis se pronunciar sobre o assunto. A matéria completa pode ser vista aqui.

Alexa Simon

É estudante de Jornalismo. No Roteiro Alternativo é responsável pela produção de conteúdo e manutenção do site.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0