HQ inspirada no seriado Chaves será lançada em BH

 

Divulgação Moleque – A Casa da Bruxa

É fato inegável que o seriado mexicano Chaves, ou na língua materna “El Chavo Del Ocho”, se tornou um fenômeno em diversos países, dentre eles o Brasil. Com uma legião de fãs em todo o país, o saudoso programa ainda serve de inspiração para variadas produções. É por isso, que o jornalista e cineasta Marcos Pena em parceria com o cartunista Dan Arrows, criaram a HQ “Moleque: A casa da Bruxa”, uma versão abrasileirada do menino da vila que será lançada no próximo dia 28 de novembro.

A HQ é uma continuação do curta “Moleque”, lançado em 2016 e financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Dirigido em parceria com a Guerrilha Filmes, foi selecionado para festivais na Espanha, Argentina, Índia, Malta, Bolívia e Estados Unidos.

Segundo entrevista ao Portal UOL, Pena afirma que tem o aval de Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Bolaños, o criador do programa, que faleceu em 2014. Para surpresa do cineasta, o mexicano assistiu ao filme e aprovou o conteúdo.”Ele disse: ‘Gostei e está liberado’. Não preciso nem pedir direitos, porque curta-metragem não tem vínculo comercial. Falou: ‘Pode rodar onde você quiser, porque não é o Chaves, e sim uma adaptação’, comemorou Marcos.

 

De acordo com o cineasta, a idéia da continuação da história foi uma demanda dos próprios fãs, “Quando Moleque foi lançado, milhares de pessoas no Youtube pediram uma continuação. Rapidamente escrevi o roteiro da sequência, com novos elementos fantásticos e novas referências à série do Chaves. Mas como o filme iria ficar muito caro, cerca de 80 mil reais, e também demorado, decidi mudar totalmente o rumo do projeto. Comecei a observar a popularidade das HQ’s e resolvi aceitar o desafio”, afirma o cineasta.

Divulgação – Moleque A Casa Bruxa

Diferente do curta, o projeto da revista em quadrinhos foi totalmente independente, sendo viabilizado por um financiamento coletivo online. Marcos e Dan arrecadaram cerca de 12.700 reais e a verba alcançada foi destinada para a produção de mil exemplares da revista, além de brindes exclusivos, como camisetas, pôsteres e adesivos, para os 90 apoiadores da campanha.

A HQ será vendida no dia do lançamento por 29,90 na livraria Leitura do Boulevard Shopping (Avenida dos Andradas, 3000, bairro Santa Efigênia). Haverá sessão de autógrafos com Dan Arrows e Marcos Pena, a partir das 18h30. Para mais informações acesse a página facebook.com/molequeoficial.

 

CURIOSIDADE R.A:

O seriado Chaves foi criado em 1971 no México, pelo premiado ator e roteirista Roberto Gomez Bolaños . Chegou ao Brasil em 1984 e é transmitido desde então. Bolaños morreu em 28 de novembro de 2014 e seu funeral foi transmitido pelo SBT durante toda programação do dia.

Recentemente um boato de que o personagem Chaves seria filho de Seu Madruga se espalhou pela internet, mas foi desmentido pelos fãs mais fanáticos, onde contam que Chaves tem pais, mas eles não lhe foram apresentados, como já dito pelo próprio personagem na história.

Marcella Oliveira

Publicitária. Estudante de Jornalismo da PUC Minas. Tenta fazer do mundo um lugar melhor, contando histórias de um jeito leve e informativo.