Festival Internacional de Quadrinhos chega à BH

(Foto: Divulgação / Facebook FIQ)

Começa na quarta-feira, 30, a 10ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte. O evento fica até o dia 3 de junho e conta com a programação de diversas atividades em espaços diferentes da capital. A concentração principal é na Serraria Souza Pinto, mas o público poderá visitar exposições na Casa Fiat de Cultura, MIS Santa Tereza e no Centro de Referência da Juventude.

O festival oferece aos visitantes quatro exposições, cinco oficinas e vinte e seis debates. Atividades interativas, duelos de quadrinhos e sessão de cinema de animação também fazem parte do que estará nessa edição. O melhor de tudo: a diversão é gratuita. Esse ano, mais 500 profissionais vão participar do evento e ainda expor suas obras, entre eles alguns nome internacionais como o britânico Dave McKean, a belga Flore Balthazar, a francesa Gauthier, a alemã Claudia Ahlering e os italianos Zerocalcare e Mario Alberti. E claro, diversos nomes nacionais.

O FIQ é considerado um dos principais festivais de quadrinhos da América Latina. A edição mais recente foi realizada em 2015 e recebeu a visita de mais de 80 mil pessoas. A curadoria de 2018 é assinada por Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo.

Homenageada

A homenageada de 2018 é Érica Awano, considerada a lenda do mangá nacional. Formada em Letras e Literatura pela USP, iniciou seu trabalho profissional com a minissérie de quadrinhos “Street Fighter Zero 3”, de Marcelo Cassaro. Fez também “Holy Avenger”, “DBride”, e no mercado estadunidense e europeu “Warcraft Legends”, “The Complete Alice In Wonderland”. Seu último trabalho no Brasil foi em 2017, a série “GGWP”.

Exposições

Érica Awano

Contará com as exposição dos trabalho da homenageada.

Local: Serraria Souza Pinto

Inarredáveis

Exposição da obra de 12 mulheres e quadrinistas de Belo Horizonte.

Local: Casa Fiat de Cultura

Nilson – Humor, amor e combate

A exposição conta e mostra um pouco de um dos artistas gráficos mais respeitados de Minas Gerais

Local: Serraria Souza Pinto

Traçado na memória

Exposição 15 história de diferentes patrimônios da cidade, feitas por 15 quadrinistas de Belo Horizonte e região metropolitana

Local: Serraria Souza Pinto

Confira a programação completa aqui