Festas juninas prometem animar o mês em Belo Horizonte

(Foto: Rodrigo Soldon)

Junho é mês de Festa Junina, uma das festividades de maior popularidade no país, com direito a barraquinhas de comidas gostosas, quadrilha, fogueiras e brincadeiras. Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, passando pelos dias 23 e 24, quando celebra-se o dia de São João, e finalizando a festividade no dia 29, dia de São Pedro. Sendo, então, Santo Antônio, São João e São Pedro os três santos homenageados. Mas, aqui em BH, as festas se iniciam no início de junho e vão até o fim do mês.

O Roteiro Alternativo separou algumas das festas juninas já confirmadas na capital mineira e também algumas curiosidades sobre a festividade. Confira a lista:

  • Arraial de Belo Horizonte 2018

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte com a Belotur, o Arraial de Belo Horizonte vai ocorrer nos dias 23, 23, 30 de junho e 1º de julho na Praça da Estação. De pé já a 40 anos, o arraial traz circuitos gastronômicos, oficinas e um tradicional concurso de quadrilhas.

  • Arraiá do Pic

O arraiá do Pic acontecerá no dia 9 de junho a partir das 20h no clube. Será open bar e open food e contará com a presença da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, o cantor Matheus Luccato e o Dj Eduardo AUM. Os ingressos podem ser comprados no site do Pic.

  • Arraiá Um Brasil

A sexta edição do Arraiá Um Brasil vai acontecer no mirante do Hangar 677 também no dia 9 de junho, a partir das 22h. A principal atração da festa será o grupo Chama Chuva, e também terá show’s de sertanejo, pop e a presença de Dj’s. Ingressos a venda no Sympla.

  • Arraiá do Quintal

O Arraiá do Quintal será no dia 16 de junho no Quintal do Chalé, das 14h à meia noite. As atrações ainda não foram confirmadas, mas os ingressos já estão à venda no Sympla.

  • Festa Junina Mariangela Lima e Secreto

A festa junina acontecerá no Hangar 677 no dia 16 de junho, a partir das 18h. Contará com comidas típicas como espetinhos, caldos, canjica, pastéis, pipoca, milho e docinhos. A festa vai ser open bar e também vai ter um stand com venda de vinhos. Os shows serão de country, sertanejo, pop-rock e também terá a presença de um Dj. Os ingressos podem ser comprados no Sympla.

  • Festa Junina Chevals

A 12ª edição da Festa Junina Chevals acontecerá no Centro Hípico Chevals no dia 23 de junho, a partir das 16h. A festa será open bar e open food, com comidas típicas, e terá quadrilha. Entre as atrações está o cantor Mc Leozinho, a dupla sertaneja Rick e Ricardo e o Dj Breno Gontijo. Ingressos a venda no Sympla.

  • São Sense

A segunda edição do São Sense será no gramado do Mineirão no dia 23 de junho, a partir das 17h. O evento será open bar e contará com bandas e Dj’s. Ingressos já estão à venda no Sympla.

Curiosidades RA

Você sabia que, apesar de hoje ser uma homenagem a três santos cristãos, a origem da festa junina é pagã? Antes, o evento era para anunciar o solstício de verão e inverno e celebrar os deuses da natureza e fertilidade. Já que não conseguia acabar com sua popularidade, a Igreja aderiu à festividade como modo de homenagear seus próprios santos. A festa também pode ser chamada de festas de São João ou festa joanina, uma vez que o principal santo homenageado é São João.

No Brasil, a festa junina foi introduzida pelos portugueses ainda no período colonial e, com o tempo, foi sofrendo influências indígenas e africanas, aderindo um caráter peculiar. A quadrilha, por exemplo, tem origem nas danças de salão francesas, mas, no Brasil, mistura-se com forró e tem características caipiras. Já a popular dança com fitas tem sua origem na Península Ibérica.

Apesar de ser popular em todo o país, é no nordeste que a Festa Junina tem mais força. A maior festa de São João do mundo acontece em Campina Grande, no estado de Paraíba. Lá, além das quadrilhas e barraquinhas com comidas típicas, também é tradição realizar um casamento coletivo, em homenagem ao santo casamenteiro Santo Antônio.