Festa Portuguesa está de volta à BH

(Foto; SOUBH – divulgação)

Para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, no dia 16 de junho será realizada a 8ª edição da Festa Portuguesa, realizada nas proximidades do Museu Abílio Barreto, a festa traz aspectos da cultura portuguesa tanto na gastronomia quanto na arte, reforçando as relações luso brasileiras e trazendo novidades para a população belorizontina.

Adriana Tibúrcio, professora do 4º ano do ensino fundamental, demonstra sua satisfação com o evento“ É importante poder participar da cultura de outros países. Principalmente porque nas aulas de história nós tratamos muito do assunto da colonização. Portugal colonizou o Brasil e trouxe pra cá vários costumes e hábitos, e é muito legal ver que isso permanece até hoje, de uma maneira positiva, de uma forma comemorativa”.

A expectativa da festa para esse ano é de 40 mil pessoas que irão povoar a rua durante o dia todo, explorando uma boa gastronomia, cultura e música. A estrutura foi pensada de uma maneira ampliada, abrangindo a área em torno do museu e da praça Professor Godoy Betônico , com a estrutura de 2 palcos e uma área infantil. O cardápio para a festa conta com vários pratos típicos da culinária portuguesa como bolinho de bacalhau, pastel de nata, sardinhas, entre outros delicioso pratos, além dos super tradicionais vinhos portugueses. Vários restaurantes foram convidados para dar um toque mesclado na festa, entre os principais estão o Restaurante do Porto e o restaurante Paladino.

“Essa festa é maravilhosa, atrai gente de todas as idades. É muito bonito ver esse contraste entre as gerações. Ver esse interesse pela junção dessas duas culturas é muito importante”, afirma novamente a professora.

(Foto:Prefeitura de BH- divulgação)