Entenda mais sobre basquete: O que são os Playoffs?

No mês de abril começa a parte mais importante da temporada da NBA: os playoffs. Entretanto, antes disso, de outubro do ano passado até metade do mês de abril desse ano, acontece o período que antecede os playoffs, a temporada regular. Nesse período 30 equipes divididas em duas conferências, leste e oeste, se enfrentam entre si disputando um total de 82 partidas, cada time, até os playoffs.
Ir para os playoffs é o desejo de todas as equipes antes de começar a temporada, afinal só os melhores conseguem se classificar. Para chegar nessa fase, os times precisam estar entre os oito melhores de sua conferência no final da temporada regular, sendo que tem 15 equipes em cada uma das duas conferências existentes. Uma vez classificado, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo o sétimo e assim por diante. O confronto é melhor de sete jogos, sendo quatro jogos na casa do time que estiver melhor posicionado e três do outro.

Os jogos vão acontecendo até chegar a um campeão de cada uma das duas conferências e, ao final, os dois vencedores das suas respectivas conferência se enfrentarão nas chamadas “finas”, para saber quem será o novo campeão da NBA.

Chaves com os enfrentamentos dos Playoffs (Foto: Divulgação)

As “finais” acontecem no mês de julho, também seguindo a ideia de ”melhor de sete jogos” e quem tem melhor campanha na temporada regular jogará quatro partidas em casa e a outra equipe tem uma desvantagem de jogar apenas três jogos. Após o final da NBA, são divulgados os prêmios individuais como o de melhor jogador das finais, o de melhor jogador da temporada, o de melhor jogador de defesa entre outros.

Curiosidades RA

  • O Clevaland Cavaliers é o atual campeão da NBA e tem a estrela LeBron James.
  •  O Boston Celtics é o maior campeão dá NBA com 17 títulos.

Matheus Capanema

É estudante de Jornalismo. Atua como repórter, apresentador e cinegrafista.