“Dia Rosa” alerta para o cuidado da saúde da mulher

O Dia Rosa faz parte das ações do Outubro Rosa, campanha que alerta para o câncer de mama.
Equipe da SES-MG distribuiu materiais informativos na Praça Sete (Crédito: Marcus Ferreira)

Com o objetivo de estimular a conscientização das mulheres sobre necessidade de cuidar da saúde, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realiza, todos os anos, no mês de outubro, ações que reforçam a importância de se ter uma vida saudável.

Em 2017, a campanha de comunicação trabalha com o conceito “O sempre é o momento ideal para cuidar da sua saúde”. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre seus direitos à saúde integral e equânime, considerando as especificidades, singularidades e a diversidade de gênero, focada no autocuidado, não só com visitas periódicas ao médico, mas também à prática regular de atividades físicas, boa alimentação e prevenção de doenças, como o câncer de mama e do colo do útero.

Esta sexta-feira (20/10) foi a data escolhida como o Dia D, o “Dia Rosa”, para a conscientização. A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), localizada na praça sete, área central da capital, promoveu uma chuva de pétalas de rosa. Do alto antigo edifício Bemge (sede da regional), foram lançadas pétalas de rosa, com o objetivo sensibilizar às pessoas, principalmente as mulheres, sobre os cuidados com a saúde.

Admiradas e surpresas com o momento, transitando pela Praça Sete, muitas pessoas também pararam para observar. Pela segunda vez, Flávia Lima, que trabalha no centro da cidade, compareceu pontualmente para acompanhar a chuva. “No ano passado eu estava aqui e, desde então, pretendo assistir todos os anos. Acho a ação muito legal”, afirmou.

As amigas Michele Pevdor, Mayara Cristina e Ryllary Valentim compareceram à praça especialmente para ver tudo de perto. As três souberam da ação por meio de um site. “Nós apoiamos o Outubro Rosa e adoramos a iniciativa da chuva de pétalas de rosas. Combinamos e viemos aqui assistir e ficamos encantadas”, falou Michele.

A chuva colorida é formada por rosas doadas pelas Floriculturas Holambelo e Minas Flor, parceiras da campanha. Outros parceiros também estão envolvidos, como o Corpo de Bombeiros, que é informado sobre o evento, a BHtrans, responsável pela organização do trânsito, e a SLU, que após o evento realiza a limpeza. Materiais informativos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e flores também foram distribuídos para as pessoas que presenciavam o momento.

Via Agência Minas.

Thomaz Albano

Thomaz Albano é estudante de Jornalismo e membro fundador do Roteiro Alternativo. Aqui no RA atua como repórter, editor e integra a diretoria executiva.