Cruzeiro é o único brasileiro que nunca foi eliminado na fase de grupos

(Reprodução/Facebook)

Em um grupo complicado na Copa Libertadores 2018, o Cruzeiro Esporte Clube luta para continuar sem ter sido eliminado na primeira fase da maior competição de futebol sul-americano. O Grupo 5, além da equipe mineira, tem o Racing (ARG), Vasco (BRA) e a Universidad de Chile (CHI).

Em 15 participações até agora no torneio, o Cruzeiro coleciona 13 classificações na fase de grupos, terminando em 9 delas como o líder do grupo. Lembrando que, em 1977, por ser na época o atual campeão, a equipe celeste entrou direto na semifinal, que era disputada em dois triangulares com jogos de ida e volta. Em 1998, também sendo atual campeão, o time entrou nas oitavas de final.

Entre os 12 grandes do futebol brasileiro, nenhum outro conseguiu esse retrospecto até hoje. Observando os 27 brasileiros que já jogaram a competição mais importante do futebol no continente, Criciúma, Goiás, Paraná, Paysandu e São Caetano também não caíram na primeira fase (de grupos). Porém, disputaram apenas uma edição (no caso dos quatro primeiros clubes) e três edições (São Caetano).

Além disso, o Cruzeiro pode chegar, em 2018, ao recorde de vitórias de um time do Brasil no torneio. O líder desse quesito é o São Paulo, com 90 triunfos, quatro a mais que a Raposa (86). Porém, como o Tricolor não participa da competição nesta temporada, o time de Mano Menezes tem chances de ultrapassá-lo.O Cruzeiro passou por três anos sem participar da Libertadores. A última vez foi em 2015, quando acabou sendo batido pelo River Plate, nas quartas de final, em pleno Mineirão: Após vencer a partida de ida, em Buenos Aires por 1×0, o Cruzeiro perdeu por 3×0 na volta.