Conheça o novo técnico da Seleção Brasileira Feminina de Handebol
Com o ex-treinador da Seleção Brasileira de Handebol Fem. o dinamarquês Morten Soubak, começou um intercâmbio entre Brasil x Europa, que resultou, depois de quatro anos, a conquista do Campeonato Mundial de Handebol em 2013. A equipe também conseguiu a 6ª colocação na Olimpíada de Londres e a 5ª posição no Campeonato Mundial de 2011. Ainda no período de Soubak, a seleção Brasileira foi campeã nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011) e Toronto (2015).
No entanto, depois da eliminação no Mundial de 2015 e na Olimpíada Rio 2016, o técnico informou ao Sportv que não foi procurado pela CBHb para renovação do contrato, que terminou no final do ano passado. E assim foi. Para o novo ciclo olímpico, o treinador contratado pela Confederação é o espanhol Jorge Dueñas, comandante da Seleção Espanhola de Handebol Feminino por dez anos.

Dueñas assumiu o comando da Seleção no dia 25 de junho e o Roteiro Alternativo traz agora para você suas principais conquistas com a Seleção Espanhola:
- Terceiro lugar no Campeonato Mundial de 2011, realizado no Brasil
- Terceiro lugar (medalha de bronze) na Olimpíada de 2012, em Londres
- Sexto lugar na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro
No geral, é um treinador que tem a característica de uma defesa muito bem estruturada e gosta de trabalhar as individualidades das jogadoras no ataque. Algo que, para o Brasil, parece ser um bom plano, já que tem a melhor jogadora do mundo de 2012 (Alexandra Nascimento) e a de 2014 (Eduarda Amorim).
Dueñas já deve dirigir o Brasil no Campeonato Mundial de 2017, que acontece em dezembro, na Alemanha.