Peteca: conheça o esporte que nasceu em Minas e se espalhou pelo mundo

Criada originalmente pelos Tupis, a Peteca foi aprimorada em Minas Gerais e já foi disseminada por diversos outros lugares. Seja brincadeira de criança ou esporte, a atividade já se espalhou por grande parte dos estados brasileiros e por mais de 10 países ao redor do mundo.

Inicialmente, era apenas uma atividade de lazer praticada sem muitas regras. No entanto, em 1920, o Brasil participou de sua primeira Olimpíada, ocorrida na Bélgica, e os atletas levaram petecas para auxiliar no aquecimento. A novidade atraiu olhares das outras delegações que se interessaram pela prática. Segundo registros da época, citados pelo site da Confederação Brasileira de Peteca, o chefe da Delegação Brasileira foi pressionado por atletas e técnicos finlandeses que queriam aprender as regras.

Belo Horizonte foi encarregada de aperfeiçoar a atividade e, consequentemente, iniciar as atividades esportivas, porém só em 1940 a prática começou a ser conhecida por sua competitividade. Em 1973 vieram as regras e a criação da Federação Mineira de Peteca e foi oficializado como esporte na Segunda Sessão do Plenário do Conselho Nacional de Desporto – CND, conforme Deliberação n° 15/85 de 17 de agosto de 1985, em Brasília. 

Atualmente, existem 10 Federações Estaduais no Brasil, sendo elas localizadas em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Velho, Itajaí, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Palmas. Os campeonatos também foram disseminados para outras partes do país, para se informar melhor sobre as datas de 2018 clique aqui 

O esporte ainda é praticado em países como Paraguai, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Portugal, Holanda, França, Alemanha, Suíça, Estônia, Lituânia, Rússia, China e Japão.

(Foto: Google Imagens)

Algumas regras básicas

1. Cada set dura, no máximo, 16 minutos. Entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 25 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set.

2. Nos dois primeiros sets, as equipes trocam automaticamente de lado na quadra assim que uma delas atingir a contagem de 12 (doze) pontos

3. As partidas são, geralmente, disputadas em melhor de três sets. Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros, é considerada a vencedora da partida.

4. A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei: Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária

5. A receber a peteca em seu campo, a equipe tem o direito de fazer um único movimento para devolvê-la ao campo adversário. Caso não consiga fazê-lo com apenas um toque, é declarado ponto da equipe adversária

6. Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da equipe adversária.

Para saber as regras oficiais completas.

Curiosidade RA

Até 2009, dos 21 campeonatos brasileiros realizados, Minas Gerais perdeu apenas um deles para São Paulo na modalidade feminina. Isso em função do elevado número de quadras e adeptos a essa prática esportiva.