Conheça a lesão no joelho que é o pesadelo dos jogadores de futebol

Recentemente o atacante Fred, do Cruzeiro, sofreu uma grave lesão no joelho em partida contra a equipe do Tupi, realizada no Mineirão. De acordo com o laudo médico, foi constatada ruptura do ligamento cruzado anterior, contusão grave no ligamento do joelho que afeta vários atletas ao longo dos anos.

(Reprodução/Facebook)

Após a recente contusão do atacante cruzeirense Fred, que coincidentemente retornava aos gramados após ter sofrido uma outra lesão nesta temporada, o Roteiro Alternativo vai contar mais sobre este ‘’pesadelo’’ que atormenta os profissionais do esporte.

A Lesão

Os ligamentos cruzados do joelho, são encontrados no interior da articulação do membro. Estes ligamentos, controlam o movimento do joelho para frente e para trás. A contusão, pode ser causada através de várias maneiras, como quando ocorre uma mudança rápida de direção, redução de uma velocidade durante uma corrida, contato direto ou colisão com outro atleta, ou após apoiar os pés incorretamente depois de um salto.

Sintomas

  • Dor e inchaço. Em até 24 horas depois da lesão, o joelho inchará.
  • Amplitude do movimento reduzida
  • Desconforto ao caminhar
  • Dificuldade de manter a perna lesionada no chão

Tratamento cirúrgico (utilizado na maioria dos casos)

  • Reconstrução do ligamento.A maioria das rupturas de LCA não pode ser suturada (unida com pontos). Para reparar cirurgicamente o LCA e recuperar a estabilidade do joelho, o ligamento precisa ser reconstruído. O médico substituirá o ligamento rompido por um enxerto de tecido. Esse enxerto age como uma plataforma para o crescimento de um novo ligamento.
  • Procedimento:A cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado anterior é realizada pela inserção de um artroscópio por pequenos cortes. A cirurgia artroscópica é menos invasiva. Os benefícios das técnicas menos invasivas incluem menos dores decorrentes da cirurgia, menor permanência no hospital e menores tempos de recuperação.

Reabilitação

  • Nos casos de realização de cirurgia, a fisioterapia será concentrada primeiro na recuperação dos movimentos da articulação e dos músculos ao redor dela. Depois, será seguida por um programa de fortalecimento elaborado para proteger o novo ligamento. O fortalecimento aumenta gradualmente o esforço nas regiões do ligamento. A fase final da reabilitação é dirigida ao retorno funcional, determinada conforme o esporte do atleta.

O médico do Cruzeiro Esporte Clube, Sérgio Campolina, em entrevista no centro de treinamento do clube, estipulou o prazo de recuperação para o centro-avante Fred de seis a oito meses.