Conheça a Galo Runners, amor ao futebol e às corridas

Treino em homenagem ao aniversário de 110 anos do Galo (Foto: Giuliano Photos/Reprodução Facebook)

O amor por times vai muito além do futebol. A prova disso é a Galo Runners, equipe de corrida de rua que tem o intuito de espalhar o nome do Clube Atlético Mineiro pelo Brasil e pelo mundo. O grupo surgiu em 2015, quando alguns amigos decidiram treinar juntos para a primeira Corrida do Galo, que aconteceu em outubro do mesmo ano.

 João Batista Mendes Filho, um dos idealizadores da ideia, contou que após a prova o grupo decidiu criar um perfil no Instagram para que agregassem cada vez mais atleticanos. No dia 17 de outubro ocorreu a primeira corrida da Galo Runners, na qual seis pessoas participaram devidamente uniformizadas com as camisas do clube. O que era uma diversão de amigos virou uma paixão de muitos, e hoje, já existem quatro outros grupos dentro da equipe Galo Runners, localizados no Vale do Aço, Barbacena, Fortaleza e Contagem. Além disso, os representante estão espalhado por cerca de 15 estados brasileiros e 200 cidades por todos o país.

O que era simples e informal, hoje possui uma organização com padrão nas redes sociais e até mesmo apoio para alguns atletas de destaque que vestem a camisa. João ressalta : “ vários atletas relatam como é motivador fazer parte da equipe e como impulsiona ouvir durante uma prova um ‘bora Galo’ ! Muitos se sentem parte do clube, representando o clube do coração nas corridas de rua e não sendo apenas torcedor ”.

Considerada a maior e mais estruturada equipe de corrida de rua do país ligada a um clube de futebol, a Galo Runners, foi abraçada pela torcida alvinegra. João conta que desde o início, diversas torcidas organizas parabenizaram o grupo pela iniciativa e pelas conquistas. “Em março de 2016 convidamos a TV Galo para cobrir um ‘treinão’ solidário e fizeram uma matéria sobre o evento. Alguns meses depois, conseguimos reunir com a diretoria do clube para apresentar o projeto. A diretoria gostou e aprovou a iniciativa, nos autorizando a utilizar o escudo do clube em nossos materiais”.

São mais de dois mil atletas representando a equipe atleticana, e não é necessário realizar cadastro, o idealizador conta que é aberto para todos os atleticanos. “Assim como o Galo é o time do povo, a Galo Runners também é.” Os interessados devem apenas comparecer aos encontros, seja treino ou corrida que a equipe esteja marcando presença, divulgados nas redes sociais @galorunners.