Como está sendo o aproveitamento dos times mineiros até agora?

A 9ª rodada do Campeonato Brasileiro está quase começando e o rendimento dos times mineiros está dividindo opinião entre os torcedores.

Robinho, jogador do Atlético/MG (Foto: Bruno Cantini)

O time mineiro que está em pior situação, até o momento, é o Atlético com apenas nove pontos. A equipe alvinegra garantiu somente duas vitória na competição, contra o Avaí e contra o São Paulo. O restante das rodadas foram marcadas por três empates, contra o Flamengo,  Palmeiras e Ponte Preta e três derrotas, contra o Fluminense, Vitória e Atlético Paranaense. O saldo de gols também é negativo até o momento, tendo marcado sete gols e sofrido nove. No primeiro turno do campeonato de 2016, o time mineiro teve somete uma derrota em onze jogos, tendo alcançado o 1º lugar geral do turno, com 28 pontos e um aproveitamento de 84,84%. Ainda restam cinco jogos até o final do primeiro turno e nem se vencesse todos os jogos restantes, o Atlético alcançaria o aproveitamento do ano anterior.

Ábila, comemora gol pelo Cruzeiro (Daniel Oliveira/Fotoarena/Folhapress)

Já o Cruzeiro se encontra em um situação melhor.  O time já garantiu três vitórias, dois empate e duas derrotas, somando dez pontos até o momento.  O saldo de gols do time é positivo e o aproveitamento é de mais de 45,8%. No primeiro turno do ano passado, a equipe celeste alcançou somente 11 pontos nas 11 primeiras partidas, com seis derrotas, três vitórias e dois empates.  O saldo de gols era de -4 e aproveitamento de 27, 27%.

 

América comemora gol (Foto: Futura Press)

O América, que ano passado estava na série A, este ano está disputando a série B e tendo um desempenho mediano, com dez pontos até o momento.  O aproveitamento do time é de 41,7%  e o saldo de gols é -1. Ano passado, no primeiro turno da série principal, o time mineiro teve um dos piores desempenhos do Brasil. A equipe obteve somente duas vitórias em 11 jogos, alcançando oito pontos.  Mesmo o resultado deste ano não agradando à muitos torcedores, já é visível a melhora no aproveitamento do time, que alcançou mais pontos este ano em oito rodadas do que durante todo o primeiro turno do ano passado.

Chiara Ribeiro

É estudante de Jornalismo. Atua no Roteiro Alternativo como cooperado de mídias sociais e repórter.