CineOP chega a sua 13ª edição

(Foto: Leo Lara/ Universo Produção/ site CineOP)

A 13ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega para trazer muita cultura para a população mineira e de todo o Brasil. O evento tem início dia 13 de junho e vai até o dia 18 do mesmo mês, de modo a proporcionar muita diversão e aprendizado para os envolvidos.

Realizada em um dos patrimônios mundiais da humanidade, a mostra estrutura toda sua programação em três temáticas de atuação: Preservação, História e Educação. As temáticas possuem eixos principais que são, respectivamente, “Fronteira do Patrimônio Audiovisual”; “Vanguarda Tropical: cinema e outras artes”; “Escola: Memórias do Futuro”. As divisões buscam informar e discutir de maneiras diferentes com o público presente os assuntos abordados. 

A CineOP oferece diversas palestras, sessões de cinemas, discussões a cerca dos temas e oficinas. Em 2018, uma das oficinas mais aguardadas é a com o multiartista americano Bill Morrison, que ministrará um masterclass sobre processo de criação, pesquisa e os arquivos tendo como reverência seu filme Dawson City – Tempo Congelado, que será exibido no festival. Além de Bill, o público espera outras cinco presenças internacionais que vão participar da programação.

A experiência proporciona aprendizagem e aprimoramento para os atores, diretores e amantes da sétima arte, como cita o ator Antônio Pitanga em depoimento para o site CineOP: “O verdadeiro cinema nasce da fonte de criatividade e genialidade. Depende de um olhar e esse olhar que se faz aqui na CineOP é fundamental para mostrar que é um encontro e um evento que é democrático, assim como em Tiradentes. Cinema é essa janela. Nós não somos os senhores da verdade.”

A programação do evento é gratuita e pode ser vista completa aqui

Homenageada da edição

(Foto: Leo Lara/ Universo Produção/ site CineOP)

Esse ano a homenageada é a atriz Maria Gladys, considerada uma das atrizes mais originais do cinema brasileiro, participou da geração de atores e atrizes que contribuiu para a construção de um novo paradigma de atuação no cinema brasileiro. Maria Gladys possui carreira respeitada e reconhecida no teatro e na televisão. A atriz receberá o Troféu Vila Rica.