Cidadãos podem propor projetos de lei no Senado

Não precisa ser político ou afiliado a um partido, qualquer cidadão pode propor um projeto de lei. Através do site do Senado Federal, as pessoas podem enviar a sugestão de lei para que ela possa ser efetivada.

Para participar, basta fazer o cadastro na seção Ideias Legislativas, com um e-mail válido ou pelo Facebook, e enviar a ideia. As propostas que atingem 20 mil apoios, passam a ser Sugestões Legislativas e são levadas a discussão no Senado. Caso avancem nas comissões, as sugestões são votadas em plenário.

Com o objetivo de facilitar e incentivar a participação popular nas questões políticas, o Senado Federal criou, em 2012, o portal E-Cidadania. Através do site, as pessoas podem sugerir leis, participar de audiências, discutir e opinar sobre projetos de leis e propostas de emenda constitucional que tramitam no Senado.

Imagem: Site http://www12.senado.leg.br/ecidadania/principalideia

Ideias como “Fim do estatuto do desarmamento”, “Liberação da venda de armas e munições importadas” e “Regulamentação das Atividades de Marketing em Rede” são propostas que estão em processo de discussão.

 

 

 

Alexa Simon

É estudante de Jornalismo. No Roteiro Alternativo é responsável pela produção de conteúdo e manutenção do site.