Atlético Nacional alcança marca histórica e Atlético Mineiro é o time brasileiro em destaque

(Atlético Nacional comemora título da Libertadores. Foto: Fifa)

 

O ranking de 2016 da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) foi lançado, e é feito desde 1991. Pontua cada vitória, empate ou derrota das equipes nas diferentes competições, tendo pesos diferentes para cada torneio.

Pela primeira vez um clube não europeu lidera o ranking. O time que conseguiu esse feito é o Atlético Nacional, da Colômbia. Em 2016 a equipe foi campeã da Libertadores, foi vice na Copa Sul-Americana, campeão colombiano, campeã da Copa da Colômbia e campeã da Supercopa da Colômbia e além de ter  participado do Mundial de Clubes.

Em relação aos times brasileiros, o Atlético Mineiro é o melhor brasileiro no ranking. A equipe se encontra na 13ª posição. Outras seis equipes brasileiras aparecem no Top-100, sendo elas a do Grêmio no 34º lugar, São Paulo em 36º, Corinthians em 44º, Palmeiras em 45º e Chapecoense e Flamengo, ambos em 94º.

Em 2016 a equipe mineira foi vice-campeã do Campeonato Mineiro, vice-campeão da Copa do Brasil, quarto colocado no Campeonato Brasileiro, além de ter participado da Libertadores.

Chiara Ribeiro

É estudante de Jornalismo. Atua no Roteiro Alternativo como cooperado de mídias sociais e repórter.