Abril – Mês de Conscientização da Doença de Parkinson

Foto: Life clinica

O mês de abril é dedicado à Conscientização da Doença de Parkinson. Este ano, são lembrados os 200 anos de avanços no diagnóstico e tratamento da doença. O objetivo da conscientização e mostrar à sociedade que, mesmo com a doença, a pessoa pode exercer muitas atividades por  muitos anos.

A Doença de Parkinson é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais frequente no mundo, afetando aproximadamente 4,6 milhões de pessoas acima de 50 anos de idade. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram da doença e a Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que o total de pacientes duplicará até 2030.

O Parkinson inclui sintomas motores, ou seja, relacionados ao movimento, como tremor, lentidão e dificuldade para caminhar; assim como sintomas não motores como transtornos do sono, dor nas articulações ou nas costas, constipação, perda do olfato, depressão, ansiedade, sintomas urinários, entre outros.


Vem com a gente! Acesse nossos conteúdos através das redes sociais @roteiroalternativo


Atualmente, não existe cura para o Parkinson, porém, existem terapias medicamentosas e cirúrgicas que ajudam a controlar eficazmente os sintomas da doença. O Dr. Murilo Martinez Marinho, coordenador da Neurocirurgia Funcional do Hospital São Paulo- Escola Paulista de Medicina pontua:

“A terapia de Estimulação Cerebral Profunda, por exemplo, é uma das mais avançadas para tratar a condição, proporcionando que os pacientes fiquem longos períodos sem sintomas motores, reduzam a quantidade de medicação e possam realizar tarefas cotidianas, o que se traduz em maior autoestima, independência e qualidade de vida”.

Os pacientes devem consultar um neurologista para se informarem sobre todas as opções de tratamento disponíveis, com o objetivo de selecionarem com mais segurança e assertividade a opção adequada para cada caso. Além disso, alguns medicamentos são disponibilizados gratuitamente pelo SUS através do Programa de Medicamentos Excepcionais. Confira mais no Departamento de Assistência Farmacêutica.

[O dia mundial dedicado à Conscientização da Doença de Parkinson  foi o dia 11 de abril]

Hannah Mendonça

É estudante de Publicidade e Propaganda. É responsável pela filmagem e auxilia na área de criação artística.