HIIT e musculação para um envelhecimento sadio

Manter uma vida saudável é muito importante para a saúde do corpo. Porém, com o avanço da idade, muitas vezes esse cuidado passa a ser uma imposição médica. No entanto, uma pesquisa feita recentemente mostra que o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade ) e a musculação podem ajudar no envelhecimento saudável.

 

(Fonte: Getty Images/Globo Esporte)

Em uma matéria do globoesporte.com certifica-se as descobertas dessa pesquisa. “A musculação impulsionou a maquinaria celular necessária para a síntese proteica, ou seja, estímulo no DNA para produção de RNAm e aumento de síntese proteica (ganho de massa muscular pela via mTOR).O treino intervalado de alta intensidade parece ser ideal para adultos e idosos, uma vez que beneficia o corpo a nível molecular (capacidade oxidativa) no metabolismo mitocondrial”.
A matéria mostra, também, o benefício que o HIIT pode trazer para o envelhecimento, e fala que “com o passar dos anos, sofremos declínios no metabolismo da mitocôndria (organela celular responsável pela produção de energia). O sedentarismo e a perda progressiva da sua funcionalidade com o envelhecimento estão relacionada com doenças crônicas como, por exemplo, a síndrome metabólica e o câncer. Da mesma forma, estudos prévios mostram que o treino intercalado de alta intensidade pode contribuir para o aumento na formação de novas mitocôndrias celulares e, também, melhorar o metabolismo nos músculos e no tecido adiposo”.

 

Para conferir a matéria na íntegra acesse aqui.

Matheus Capanema

É estudante de Jornalismo. Atua como repórter, apresentador e cinegrafista.